Técnicas de Relaxamento
(além da Respiração)
Relaxamento Progressivo dos Músculos

Uma outra estratégia facilitadora do nosso relaxamento é o Relaxamento Progressivo dos Músculos. Tal como o nome indica, esta estratégia consiste em irmos aplicando e aliviando tensão, aos poucos, ao longo dos diferentes músculos do nosso corpo.
Está a perguntar-se qual a lógica desta estratégia? Pois bem, como pode já ter reparado, quando estamos mais preocupados, ansiosos ou em maior stress, a tensão acumula-se nos nossos músculos. É um mecanismo natural do nosso corpo que nos permite estarmos prontos para reagir a uma possível "ameaça". Contudo, esta tensão nem sempre é benéfica, e com o passar do tempo pode mesmo tornar-se incomodativa e até dolorosa.
Os locais de maior acumulação de tensão são, frequentemente, o pescoço, a zona ao fundo das costas e o maxilar.
Através do relaxamento progressivo dos músculos conseguimos treinar a nossa capacidade de estarmos atentos a esta tensão, de modo a que possamos libertar-nos da mesma quando esta surge.
A Imaginação

A imaginação. Esta é uma outra ferramenta que, com treino, podemos utilizar para relaxar.
Não acredita?
Tudo bem, percebo a sua hesitação. Não é fácil controlar algo tão amplo e vago como a nossa imaginação. Aliás se eu lhe pedir, neste preciso momento para NÃO IMAGINAR UMA GIRAFA COR DE ROSA, o que lhe surge imediatamente? Deixe-me adivinhar... Talvez uma girafa cor de rosa?
Pois é. Não adianta dizer para "não pensar num assunto". Quando algo não está resolvido e nos incomoda, surge na nossa mente. Mas o contrário também é verdade. É verdade que se nos concentrarmos conseguimos utilizar a nossa imaginação a nosso favor.
Podemos criar locais tranquilos e viajar, tudo com recurso apenas à nossa imaginação. O nosso cérebro vai criar uma reação emocional apenas por pensarmos nesse local. Não precisamos de lá estar.
Exercício: Escolha um local tranquilo e confortável, deite-se ou sente-se e siga os passos seguintes:
1. Faça força nos dedos da sua mão (em forma de garra). Note a tensão na sua mão. Aguente por 5 segundos.
2. Alivie progressivamente esta força. Relaxe os seus dedos. Note o alivio da tensão na sua mão.
3. Repita este processo com cada parte do seu corpo (comece nos pés e prossiga para as pernas, nádegas, estômago, peito, costas, ombros, braços, mãos, pescoço, face e, por fim, todo o corpo ao mesmo tempo).
Exercício: Assegure-se de que está num local tranquilo onde não será interrompido ou incomodado, e comece a construir o seu destino para relaxar.
1. Instale-se num local sossegado.
2. Pense num local ou situação que o acalme.
3. Elabore, com detalhe este local na sua mente.
4. Sinta através de cada um dos seus sentidos (O que vê? O que ouve? qual é o cheiro? O que sente nas suas mãos ou pés? A que lhe sabe a sua boca?)
Marta Pamol
Psicóloga Clínica e da Saúde